Um blog de alguém que aos trinta anos descobriu como é bom ir para os lados da Moita ... E que como gostou tanto ficou por lá ...

segunda-feira, maio 09, 2005

A Mensagem

Recebi este texto hoje por mail achei que têm uma mensagem muito bonita que me tocou:
Paulo, com o rosto triste e cansado, encontrou-se com a sua amiga Carla num bar, para tomar um café.
Deprimido descarregou nela todas as suas preocupações o trabalho o dinheiro a relação com a sua namorada e a sua vocação. Parecia que tudo corria mal na sua vida.
Carla meteu a mão na carteira e tirou uma nota de 50 EUROS e disse-lhe:
"Queres esta nota?"
Paulo ao inicio um pouco atrapalhado, respondeu-lhe:
"Com certeza, Carla são 50 EUROS, quem não os quer?"
Então Carla pegou na nota numa das mãos, amarrotou-a, e fez dela uma pequena bolinha. Depois mostrando-a ao Paulo toda amachucada, perguntou-lhe de novo:
"E agora, ainda a queres?"
"Carla, não percebo aonde queres chegar com esta brincadeira, porque a nota continua a ser de 50 EUROS. Com certeza que a não a vou deitar fora, se tu ma deres."
Carla alisou a nota, deitou-a ao chão, espezinhou-a e, por fim, pegou nela suja e amarrotada. "E agora continuas a quere-la?" Perguntou.
"Escuta Carla, ainda não consegui perceber onde queres chegar, mas, embora ela esteja assim reduzida, continua a ser de 50 EUROS e, até que não a rasgues, conserva o seu valor..." "Paulo, deves saber que se por vezes alguma coisa não sai como tu queres, também se a vida te prega uma partida, continuas a ser tão importante, como antes. O que deves perguntar-te é quanto vales realmente e não o quanto podes ser abatido num momento particular".
Paulo ficou como que paralisado a olhar para a Carla, sem dizer palavra, enquanto a mensagem entrava profundamente na sua cabeça.
Carla pousou a nota engelhada sobre a mesa, perto dele e, com um sorriso cúmplice disse:
"Pega nela e guarda-a, para que te lembres sempre deste momento, quando te sentires mal..." Beijou-o na face e afastou-se em direcção á porta.
Paulo voltou a olhar para a nota, sorriu, olhou-a e com uma energia nova, chamou o empregado para pagar a conta...
Quantas vezes duvidamos do nosso valor, do que realmente merecemos e que somos capazes de alcançar de nos comprometemos. Certo que não chega prometer... Requer-se acção e, para isto existem muitas estradas a seguir.
As pessoas que marcam a tua vida não são as que têm as melhores credenciais, com mais dinheiro, ou os melhores prémios... São aquelas que se preocupam por ti, que cuidam de ti,aquelas que de algum modo estão contigo.
A coisa mais importante na vida vai além de vencer por nós mesmos.
A coisa mais importante nesta vida é ajudar os outros a vencer, ainda que comporte relentar e mudar a nossa corrida.